ODS-4: Educação de qualidade e o relacionamento professor-estudante
Palavras-chave:
Relacionamento professor-estudante. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Educação de qualidade.Resumo
O presente estudo orienta-se por investigar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – 4, propostos pela Organização das Nações Unidas para uma educação de qualidade. Os objetivos são de investigar e identificar possíveis convergências entre uma educação de qualidade e o relacionamento professor-estudante. O método utilizado é uma revisão sistematizada da literatura. A associação do ODS-4 e do relacionamento professor-estudante pode contribuir para atender as metas da “Agenda 2030” de uma educação de qualidade e equalitária.
Referências
EL ACHKAR, A. M. N. et al. Correlações entre Habilidades Sociais Educativas dos Professores, Burnout e Relação Professor-Aluno. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.16, n.3, p. 873-891, 2016.
BEZERRA, L. G. S.; RODRIGUES, J. R. F. Estratégias didáticas para garantir a educação ambiental o ODS 4 – Educação de qualidade no ensino fundamental: um enfoque no bioma da caatinga. Revista Estudo & Debate, v. 28, n. 3, 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 20 dez. 20122.
CARIAS, I. A. Competências socioemocionais e desempenho docente na educação básica: desenvolvimento de medida e teste de modelo. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32122. Acesso em: 29 dez. 2022.
FERREIRA, V. S.; ANDRADE, M. S. A relação professor-aluno no ensino médio: percepção do professor de escola pública. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 245-252, 2017.
MORAES, J.; DIAS, B. F. B.; MARIANO, S. R. H. Qualidade da educação nas escolas públicas no Brasil: uma análise da relação investimento por aluno e desempenho nas avaliações nacionais. Contextus–Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 15, n. 3, p. 34-65, 2017.
ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil: Educação de qualidade. educação de qualidade. 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 17 dez. 2022.
MOREIRA, A. S.; LUCCA, S. R. Fatores psicossociais e Síndrome de Burnout entre os profissionais dos serviços de saúde mental. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.28, p. e3336, 2020.
NOVO, B. N. Organização das nações unidas. 2022. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia/organizacao-das-nacoes-unidas.htm. Acesso em: 22 dez. 2022
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília: ONU Brasil, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 22 dezembro 2022.
PIMENTEL, G. S. R. O Brasil e os desafios da educação e dos educadores na agenda 2030 da ONU. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019.
SILVA, G. M.; ANGELO, J. A. C.; SILVA, J. Q. Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 2, 2021.
SOUZA, S. F. et al. Fatores psicossociais do trabalho e transtornos mentais comuns em eletricitários. Revista de Saúde Pública, v. 44, p. 710-717, 2010.