Sobre a Revista

Foco e o escopo

A Revista Latino-Americana de Ambiente e Saúde (rLAS), ISSN: 2526-219X, é uma publicação anual de fluxo contínuo vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido sobre a complexidade das questões ambientais e seus impactos na saúde e bem-estar. Publicamos trabalhos relacionados a duas linhas: Ambiente, Sociedade e Saúde e Condições de Vida e Manejo Ambiental

Periodicidade

A rLAS é uma publicação eletrônica com uma edição anual e fluxo de publicação contínuo.

Idiomas

Serão aceitos trabalhos científicos nos idiomas espanhol, inglês e português.

Diretrizes para Autores

Envio de trabalhos

O envio de trabalhos para a rLAS está aberto de forma contínua. Edições especiais são informadas na página principal da revista. A rLAS não cobra taxas de submissão ou avaliação. 

As submissões são feitas exclusivamente pelo sistema da rLAS.

Você deverá estar com o seguintes documentos para submissão:

1. Documento de identificação (Acesse aqui o modelo)

2. Documento do manuscrito (Acesse aqui o template)

3. Declaração de conflitos de interesse, quando necessário (Acesse aqui o modelo)

4. Declaração de cessão dos direitos autorais (Acesse aqui o modelo)

Submeta seu artigo aqui

Políticas das seções

1. Editorial
Introdução à edição atual e/ou opiniões do Conselho Editorial sobre assuntos de interesse e destaques nos temas de Meio Ambiente e Saúde.

2. Artigos Completos
Incluem estudos sobre métodos e técnicas de pesquisa, como estudos experimentais ou semi-experimentais, observacionais, entre outros.

Os artigos completo não devem exceder 40 mil caracteres (sem espaços), organizado de acordo com a seguinte sequência: título, título traduzido, autor(es), instituição, resumo e palavras-chave, abstract e keywords, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões (ou a combinação desses três últimos), agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

3. Notas de Pesquisa
É uma modalidade de apresentação de pesquisa, práticas ou descrição de experiências. Nesta categoria, a produção submetida deve ter um alto grau de novidade e originalidade, trazendo novas perspectivas para a comunidade científica e de alta importância.

As notas de pesquisa devem seguir as orientações do artigo completo, porém sem a necessidade de separação em tópicos como descrito anteriormente.

4. Revisões

  • Revisões Sistemáticas, Meta-análises ou Escopo - Por meio da síntese de resultados de pesquisas originais, quantitativas ou qualitativas, descrevem detalhadamente o processo de busca por referências, os critérios usados na seleção e o processo de síntese dos resultados dos estudos revisados.
  • Revisões Discursivas/Críticas - Possuem uma abordagem descritivo-discursiva sobre o desenvolvimento ou "estado da arte" de temas relacionados ao Meio Ambiente e à Saúde, sob o ponto de vista teórico ou conceitual. As revisões nessa categoria não requerem a descrição das fontes utilizadas ou a metodologia detalhada de busca de referências, nem os critérios utilizados para avaliar ou selecionar as fontes. Isso resulta em uma produção original que é uma análise ou crítica pessoal do ponto de vista do autor, pesquisador com experiência de campo no assunto ou especialista reconhecido.

Os artigos de revisão não devem exceder 50 mil caracteres (sem espaços). Eles devem estar organizados de acordo com a seguinte sequência: título, título traduzido, autor(es), instituição, resumo e palavras-chave, introdução, desenvolvimento do tema, considerações finais, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

5. Artigos Temáticos
Revisão sistemática, crítica ou resultados de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre o tema da edição temática.

Os artigos temáticos devem respeitar as orientações encaminhadas na divulgação do número temático.

6. Resenhas de Livros
Análise crítico-descritiva de um livro, publicado nos últimos dois anos, relacionado aos objetivos e ao escopo da revista.

As resenhas devem conter até 8 mil caracteres (sem espaços), assim como as informações sobre o autor e a obra original. O título da resenha deve incluir o título original da obra.

7. Entrevistas
É uma maneira de apresentar ideias, notícias e opiniões de pesquisadores de conhecimento renomado. Esta seção tem como objetivo trazer autores para comentar sobre tópicos atuais, polêmicos e relevantes, em consonância com os objetivos e o escopo da revista.

As entrevistas não devem exceder 8 mil caracteres (sem espaços). Os entrevistados devem autorizar a publicação. A sequência de apresentação é: nome do entrevistado, local, data e motivo da entrevista, dados biográficos do entrevistador (máximo de 4 linhas) e do entrevistado (máximo de 10 linhas). O texto da entrevista deve ser apresentado em forma de perguntas (em itálico) e respostas (sem itálico).

Preparação do trabalho para submissão

Os trabalhos devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, no editor de texto Microsoft Office Word, versão 2007 ou superior. As margens superior e inferior devem ter 2,5 cm, e as margens esquerda e direita devem ter 3,0 cm. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5, e as páginas devem ser numeradas.

Os trabalhos submetidos no template disponível no link a seguir:

Acesse aqui o template da rLAS

Lembre-se:

  • As tabelas e figuras devem ser apresentadas ao longo do texto, com legendas.
  • Notas de rodapé devem ser evitadas.
  • A identificação dos autores e instituições deve ser removida do arquivo e das propriedades do processador de texto antes do envio, garantindo o sigilo.
  • As referências bibliográficas devem utilizar o padrão de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de acordo com a NBR 6023/2018. A seguir, são apresentados exemplos de referências.

Referências

Utilizar o padrão de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de acordo com a NBR 10520/2023. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. A seguir, são apresentados exemplos de referências.

IMPORTANTE: referências com até três autores, todos os nomes devem constar. Para referência com autoria de mais de quatro pessoas, apenas o primeiro autor deve constar, seguido de 'et al.'

Livros:

JAIME, Patrícia Constante. Políticas públicas de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: Atheneu. Acesso em: 17 jul. 2023., 2019.

RECKZIEGEL, J. C. L; KANAN, L. A. Saberes, Práticas e Pesquisas em Ambiente e Saúde. Jundiaí: Paco, 2022.

Obs.: em livros com até três autores, todos os nomes devem constar. Para livros com autoria de mais de quatro pessoas, apenas o primeiro autor deve constar, seguido de 'et al.'

Capítulo de livro:

FRESNO, M.; TARAZONA, R.; MUÑOZ-FERNÁNDEZ. M. A. Inmunidad e Infección. In: PEÑA MARTÍNEZ, J. Inmunología clínica. Bases Moleculares y Celulares. Madrid: Arán Ediciones, 2 ed, 2001. pp. 259-281.

Artigo completo de revista:

RAUSCH, P.C.; AGOSTINETTO, L.; SIEGLOCH, A.E. Descarte de resíduos de medicamentos pela população rural. Ambiente & Sociedade, v. 26, p. e00441, 2023.

FERNANDES, W.G.L.; GRAUPE, M.E.; CAMPOS, D.A. Quem Começava era Ela! Percepções Sobre Violência de Gênero de Homens e Facilitadores de um Grupo Reflexivo na Serra Catarinense. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 14, n. 41, p. 261-281, 2023.

Tese e dissertação:

MENDES, R. E. Estudio de la respuesta inmune de cabras vacunadas con antigen recombinante Sm14 e infectadas experimentalmente con Fasciola hepatica. 2010. Tesis (doctorado) – Universidad de Córdoba, Facultad de Veterinária, Córdoba, España, 2010.

PAIM, Marina Bastos. Gordofobia faz mal à saúde: relatos de gordofobia nos serviços de saúde e precarização do cuidado em saúde das pessoas gordas. 2022. 255 f. Tese (Doutorado) - Curso de Saúde Coletiva, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

Documentos eletrônicos:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Lages SC - IBGE Cidades. 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/lages/panorama. Acesso em: 17 jul. 2023.

Como incluir as referências ao longo do texto?

As referências no texto devem seguir o sistema autor-data, conforme exemplos a seguir:

  • Um autor: nome e ano da publicação. Pérez (2011) ou (Pérez, 2011).
  • Dois autores: nomes e ano da publicação. Pérez e Moyano (2012) ou (Pérez; Moyano, 2012).
  • Três autores: nomes e ano de publicação. Lovelock, Wirtz, Hemzo (2011) ou (Lovelock; Wirtz; Hemzo, 2011).
  • Mais de três autores: nome do primeiro autor seguido de 'et al.' e ano da publicação. Becerra et al. (2011) ou (Becerra et al., 2011).

Processo de avaliação

Para sua publicação, o original deverá ser aprovado em três fases:

1. Pré-análise: a avaliação será feita pelos editores associados com base no foco da revista, considerando a originalidade, relevância e rigor metodológico.

2. Avaliação por pares: os trabalhos aprovados na pré-análise serão enviados para avaliação por dois especialistas na área abordada. Em caso de divergência entre as duas opiniões, o original será enviado a um terceiro membro do Conselho Consultivo. As opiniões serão mantidas em absoluto sigilo, não sendo permitido aos autores conhecer a identidade dos avaliadores. Os trabalhos não publicados não serão devolvidos aos autores.

3. Edição: a avaliação técnica do texto e a adequação ao formato da revista concluem o processo.

Política de privacidade: os nomes e endereços informados serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não estando disponíveis para outras finalidades ou outras pessoas.

Prova gráfica: após a aceitação do manuscrito, o trabalho em formato PDF será enviado por e-mail ao autor correspondente. Nesta etapa, pequenas alterações podem ser feitas com permissão do Editor chefe.