Pré-natal odontológico: uma revisão de literatura

Autores

  • Michelle Cristina Erckmann Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Andreia Miranda Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG), Lages-SC, Brasil

Palavras-chave:

Pré-natal odontológico, Saúde buca, ESF

Resumo

A preocupação com a melhoria da qualidade da assistência prestada no pré-natal odontológico na ESF desencadeou uma necessidade de discussão ampla quanto à importância do pré-natal odontológico aliado aos princípios do SUS para auxiliar no desenvolvimento da qualificação da assistência odontológica de uma forma cada vez mais humanizada e eficiente. O objetivo da presente pesquisa foi de desenvolver uma revisão de literatura acerca da importância do pré-natal odontológico e, tem como objetivos específicos, enfatizar a importância do profissional de odontologia na Educação em saúde na ESF, relacionado à saúde bucal no período gestacional, como também, a importância das ações da equipe de saúde bucal na ESF, na busca pela prioridade de assistência odontológica durante a gestação. A pesquisa foi realizada a partir da revisão de literatura, sendo consultados artigos científicos localizados nas bases de dados de Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Wiley e PubMed, no período de 2009 a 2021. Os dados destacaram que a equipe de saúde bucal que realiza a assistência qualificada no pré-natal odontológico é responsável pela identificação de situações de risco e agravos gestacionais, ou seja, torna-se essencial e fundamental que a equipe seja treinada e acompanhada pelo cirurgião dentista quanto a realização eficaz da Educação em Saúde, bem como a assistência humanizada, principalmente neste período do pré-natal
odontológico.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília (DF): 2012. (Cadernos de Atenção Básica n. 32).

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 48, de 12 de janeiro de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jan. 2009.

CABRAL, M.C.B., SANTOS, T.S., MOREIRA, T.P. Percepção das gestantes do Programa de Saúde da Família em relação à saúde bucal no município de Ribeirópolis, Sergipe, Brasil. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 31, n. 2, p. 160-167, 2013.

CODATO, L.A.B. et al. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 2297-2301, 2011.

LOPES, I. K. R.; PESSOA, D. M. V.; MACÊDO, G. L. Auto percepção do pré-natal odontológico pelas gestantes de uma unidade básica de saúde. Revista Ciência Plural, v. 4, n. 2, p. 60-72, 2018.

NASCIMENTO, A.L.C. et al. A importância do pré-natal odontológico na Saúde do Infante: uma revisão de literatura. Revista Uningá, v. 58, p. eUJ3566, mar. 2021.

SILVA, S.Z.O. Pré-natal Odontológico: a importância da Educação em Saúde para a Promoção da Saúde Bucal no período gestacional. TCC. Teófilo Otoni. MG.

Downloads

Publicado

2023-08-28