Conhecendo e aprendendo sobre biodiversidade: EPAGRI de portas abertas

Autores/as

  • Janaína Pereira dos Santos
  • Juracy Caldeira Lins Junior
  • Janice Valmorbida
  • Anderson Fernando Wamser
  • André Amarildo Sezerino

Palabras clave:

Museu Entomológico. Artrópodes. Educação Ambiental.

Resumen

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) possui o segundo maior museu entomológico do estado de Santa Catarina registrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O acervo está localizado na Estação Experimental da EPAGRI de Caçador (EECD) e contempla mais de 10.000 exemplares de artrópodes da fauna brasileira e uma coleção de serpentes nativas. O acervo é utilizado nas pesquisas desenvolvidas pela EPAGRI e como material didático para estudantes de escolas e universidades de Santa Catarina. Desde 2009, parte do acervo é destinada à visitação da comunidade através de atividades desenvolvidas no projeto “Conhecendo e aprendendo sobre biodiversidade: EPAGRI de portas abertas”. O projeto objetiva orientar os visitantes sobre a importância dos artrópodes que são pragas na agricultura, os que são benéficos ao homem e a natureza, os que transmitem doenças e os animais da região que são venenosos e peçonhentos. Também são fornecidas informações sobre educação ambiental, agricultura ecológica sustentável e o uso de boas práticas agrícolas advindas de tecnologias aprimoradas e desenvolvidas pela EPAGRI. O público é composto por agricultores, professores e estudantes de escolas e universidades, pesquisadores e a comunidade em geral. Até março de 2023, mais de 10.000 pessoas já participaram do projeto. Verificou-se que no Hospital Maicé de Caçador, principal hospital da região, têm diminuído o número de atendimentos oriundos de acidentes com animais peçonhentos e venenosos, o que reforça a importância da conscientização da comunidade e da continuidade do desenvolvimento deste projeto junto à sociedade.

Citas

BECKER, W. F.; et al. Sistema de produção integrada para o tomate tutorado em Santa Catarina. Florianópolis: Epagri, 2016. 149p.

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DE SANTA CATARINA. Disponível em: <https://ciatox.es.gov.br/>. Acesso em: 01 dez. 2018.

MUELLER, S. et al. Indicações técnicas para o tomateiro tutorado na Região do Alto Vale do Rio do Peixe. Florianópolis: Epagri, 2008. 78p. (Epagri. Sistemas de Produção).

MUSEUSBR - REDE NACIONAL DE IDENTIFICAÇÃO DE MUSEUS. Museu entomológico da Epagri. Disponível em: <http://museus.cultura.gov.br/espaco/13479/>. Acesso em: 03 abr. 2023.

SANTOS, J.P. Principais pragas e seu controle. In: BECKER, W.F. (Coord.) et al. Sistema de produção integrada para o tomate tutorado em Santa Catarina. Florianópolis: Epagri, 2016. cap. 11, p.105-124.

Publicado

2023-11-16