Promoção do bem-estar do docente da educação básica
Palabras clave:
Docente. Bem-Estar. Educação Básica.Resumen
Este trabalho tem como objetivo discutir a promoção do bem-estar do docente da Educação Básica. Assim, foi realizada uma revisão de escopo a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) com os descritores: docente, bem-estar, educação básica e promoção. Os filtros aplicados foram: artigos dos últimos 10 anos em qualquer idioma, ter como assunto principal docente ou professores, Educação Básica ou Ensino Fundamental e Médio, bem-estar. No total encontrou-se 15 artigos e 4 foram selecionados. A seleção dos artigos deu-se através da leitura do título, resumo e texto completo. Os critérios de inclusão foram: relatar experiências de investigação ou promoção do bem-estar do docente da Educação Básica. Os principais resultados encontrados evidenciam que o bem-estar é uma percepção subjetiva e envolve as dimensões psicológica e social, tais como autoaceitação, autocuidado, colaboração, empatia, diálogo, contribuição social. Os docentes que realizam trocas de conhecimentos com seus pares, conseguem ressignificar seus saberes e práticas perante as adversidades e adquirem maior percepção de bem-estar. A saúde mental está vinculada ao bem-estar. Sendo assim, faz-se necessário um olhar multidisciplinar para perceber os fatores psicossociais, físicos ou ergonômicos que afetam o bem-estar docente. A promoção do bem-estar do docente da Educação Básica passa pela formação continuada, desenvolvimento de competências socioemocionais, ampliação das experiências de troca entre pares, adequação das rotinas e criação de um ambiente de trabalho seguro e adequado às necessidades do grupo.
Citas
ALMEIDA, J. R. S.; QUEIROZ, J. H. M.; OLIVEIRA, L. C. Ações multiprofissionais na atenção à saúde do professor: um relato de experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 43, n. 2, p. 469-477 abr./jun. 2019.
COSTA, K. M. R. et al. Promoção da saúde mental de professores no contexto da pandemia do novo Coronavírus. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021.
GONÇALVES, G. B.; OLIVEIRA, D. A. Saúde vocal e condições de trabalho na percepção dos docentes de educação básica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 89-104, maio/ago. 2016.
MACHADO, G. C.; SANTOS, A. M.; SILVA, R. S. Trabalho docente: reflexões sobre a saúde e o sofrimento psíquico do professor. Revista Prâksis, v. 1, p. 16–30, 2020.
MACHADO, L. B.; ARAÚJO, C. A. F. Sinais de bem-estar docente em práticas de professores de Educação Básica. Revista Educar Mais, v.5, p.1363 - 1375, 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, p.31, 2002.