Análise microbiológica em aparelhos celulares de estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Lages

Autores

  • Elifas Costa Silva IFSC - Campus Lages
  • Pamela Tais Burigo IFSC - Campus Lages
  • Diego Bittencourt Machado IFSC - Campus Lages

Palavras-chave:

Análise microbiológica, Celulares, Bactérias

Resumo

Atualmente os telefones celulares são indispensáveis no campo social e profissional. Fáceis de transportar e de recarregar, mil e uma funções que caracterizam seu uso indiscriminado. Estão presentes diariamente, durante as refeições, necessidades básicas, em contato constante com rosto, mãos e pele. Dessa forma, sabendo que o celular está cada vez mais integrado ao cotidiano e que talvez não se dê atenção devida quanto a higiene adequada. Foi proposto estudo de análise microbiológica, com o objetivo de identificar presença de microrganismos nos aparelhos celulares. Realizado nas dependências do Instituto Tecnológico Federal Santa Catarina- IFSC, campus Lages. Com participação da comunidade acadêmica. O processo de coleta foi aplicado com swabs estéreis na tela dos celulares de cada estudante e posteriormente foram inoculados nos meios de cultura Mueller Hinton e MacConkey. Com aplicação de questionário sociodemográfico. Dos 30 aparelhos celulares amostrados foi constatado presença de bactérias em 66,7%, o restante 33,3% sem presença de crescimento de colônias nas placas de Petri. Sendo assim, aparelhos dos alunos do IFSC campus Lages, configuram risco em potencial para a saúde humana. A rotina de higienização declarada não diminui o potencial destes agentes infecciosos, os estudantes que declararam que realizam limpeza nos aparelhos tiveram aproximadamente 10% de chances a mais de apresentarem o celular com ocorrência de bactérias.

Referências

SOUZA, A. I. M. et al. Análise microbiológica de aparelhos celulares de acadêmicos dos cursos de biomedicina e direito. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 51693-51702, 2021.

MOREIRA, B. M. et al. Análise bacteriológica de aparelhos celulares em um serviço público de saúde em Belém, estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 13, p. 12-12, 2022.

OLIVEIRA, A. C.; DAMASCENO, Q. S. Superfícies do ambiente hospitalar como possíveis reservatórios de bactérias resistentes: uma revisão. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, p. 1118-1123, 2010.

SALOIO, J. A. et al. Análise microbiológica de aparelhos celulares em estudantes de medicina. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 20911-20922, 2021.

SILVA, C. C. C.; GONÇALVES, G. C.; RIBEIRO, S. R. Busca microbiológica em aparelhos celulares e seus potenciais danos à saúde. 2021.

DA SILVA, J. E. B. et al. Contaminação bacteriológica dos aparelhos celulares de acadêmicos de saúde de um centro universitário do Recife–PE. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e26210918064-e26210918064, 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-28