Formação de professores e materialismo histórico-dialético:

análise crítica com novas abordagens de pensamento.

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Materialismo histórico-dialético.

Resumo

O presente artigo traz por objetivo compreender as origens estruturais da formação de professores diante do paradigma do materialismo histórico-dialético. O materialismo histórico-dialético relacionado ao contexto da formação de professores, apresenta uma visão crítica quanto as condições sociais, políticas e econômicas que influenciam a educação e a profissão docente. Como metodologia foi realizada uma busca na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a qual se identificou os principais autores marxistas nos trabalhos pesquisados, em ordem de recorrência: Karl Marx (2004, 2008, 2013), Friedrich Engels (2007) e Antônio Gramsci (1999-2002). Os resultados indicam que as contribuições dos autores são fundamentais para a compreensão da trajetória da formação docente, fornecendo contribuições teóricas e práticas para a formação discente. Essa formação é compreendida como um processo dialético, historicamente construído, em que educador e educando são considerados agentes ativos nas práticas educacionais e no processo de transformação social.

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2024-12-26

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