Enraizamento do feijoeiro - comum (Phaseolus vulgaris L.) submetido ao tratamento com preparados homeopáticos
Palavras-chave:
Ultra diluição. Homeopatia. SustentabilidadeResumo
O feijoeiro possui grande importância social, econômica e cultural no Brasil. Os seus grãos caracterizam-se como alimento essencial da dieta dos brasileiros. Entretanto, os sistemas atuais de produção utilizam alta carga de agrotóxicos, levando risco ao meio ambiente e a saúde humana. A adoção de práticas não residuais mostra-se de grande relevância na produção de alimentos cujos consumidores estão cada vez mais conscientes e restritos de seu modo de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de preparados homeopáticos no estabelecimento de plantas de feijoeiro, através de seu sistema radicular. Utilizou-se o delineamento experimental casualizado com três tratamentos e 10 repetições. O experimento foi conduzido em vasos na casa de vegetação com parcela experimental de uma planta por vaso de 5 L, contendo como base substrato, areia e Bokashi na proporção de 2:2:1. Os tratamentos utilizados foram os preparados homeopáticos Kalium muriaticum 12 DH e Calcarea phosphorica 12 DH e água destilada como controle. Avaliou-se arquitetura e morfologia radicular 30 dias após a semeadura, resultando nas variáveis: diâmetro de raiz (cm), comprimento de raiz (cm), volume da raiz (cm3) e área de projeção do sistema radicular (cm2). Os resultados demostraram que a utilização do preparado homeopático Calcarea phosphorica 12-DH, favoreceu significativamente o enraizamento do feijoeiro em comparação ao controle. A Calcarea phosphorica 12-DH incrementou o volume, comprimento, diâmetro das raízes e a projeção radicular. O preparado homeopático Calcarea phosphorica 12-DH favoreceu o estabelecimento de plantas do feijoeiro por estimular o enraizamento das mesmas.
Referências
ANDRADE, F.M.C.A.; CASALI, V.W.D.C. Homeopatia, agroecologia e sustentabilidade. Revista Brasileira de Agroecologia, v.6, n.1, p.49-56. 2011.
BOFF, P. Saúde vegetal e a contribuição da homeopatia na transição ecológica da agricultura. Revista Brasileira de Agroecologia, v.4, n.2, p.3963–3966, 2009.
BONFIM, G.P.F; CASALI, D.W.V. Homeopatia: planta, água e solo: comprovações científicas as altas diluições. Universidade Federal de Viçosa, p.102, 2011.
DEBONI T.C.; MARCONI M.C.; BOFF M.I.C.; BOFF P. Ação da Homeopatia na germinação do feijão. Instituto Agronômico de Campinas, v.85, p.717-720. 2008.
HEINEMANN, A.B.Climate change determined drought stress profiles in rainfed common bean production systems in Brazil. Agricultural and Forest Meteorology, v.246, p.64-77, 2017.
MAIA, A. G.; BUAINAIN, A. M. O novo mapa da população rural brasileira. Confins, v.25, p.1-26, 2015.
MÜLLER, S. F.; MEINERZ, C. C.; CASAGRANDE, J. Efeito de soluções homeopáticas na produção de rabanete. Revista Brasileira de Agroecologia, v.4, p.2492-2495, 2009.
MORAES, E. S.; MENELAU, A. S. Análise do mercado de feijão comum. Revista de Política Agrícola, n.1, 2017.
MODOLON, T. A. et al. Efeito de dinamizações sequenciais do preparado homeopático Nux vomica no desenvolvimento inicial de plantas de milho submetido ao percevejo barriga verde Dichelops melacanthus Dallas (Heteroptera: Pentatomidae). Cadernos de Agroecologia, v.10, n.3, p.1-8, 2015.
TOLEDO, M.V.; STANGARLIN, J.R.; BONATO, C.M. Controle da pinta preta e efeito sobre variáveis de crescimento em tomateiro por preparados homeopáticos. Summa Phytopathologica, v.41, n.2, p.126-132, 2015.