Resultados preliminares da produção de inoculantes on farm na região de Curitibanos-SC

Autores

  • Estela Kovalski Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Emerson Gabriel Cardoso dos Passos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernanda Pucci Rosá Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Julia dos Santos Ganem Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sonia Purin da Cruz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Contaminantes. Microrganismos. Produção caseira.

Resumo

O uso dos produtos compostos por microrganismos cresceu exponencialmente no Brasil, com isso o sistema on farm difundiu-se significativamente pelo território. O presente sistema promete facilidade e baixo custo na produção, e com a alta de insumos o baixo custo faz com que produtores se interessem no sistema. Contudo, as produções são realizadas de maneira ilegal, utilizam-se produtos comerciais como inóculo nas multiplicações, enquanto a lei esclarece que os inóculos devem ser adquiridos da Embrapa. As amostras foram coletadas nos municípios de Correia Pinto e Curitibanos. Entrou-se em contato com o produtor, quando o mesmo demonstrou interesse em realizar as análises, realizou-se a coleta e posteriormente as análises, que realizaram-se no laboratório nas dependências de UFSC – Campus Curitibanos. O objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade microbiológica dos multiplicados on farm na região de Curitibanos – SC. Os resultados expressos nas tabelas variam entre 4x106 e 232x107 UFC mL-1 de contaminantes, sem presença alguma dos microrganismos de interesse. Com os presentes resultados obtidos, afirma-se, portanto, que os produtos finais da multiplicação apresentam altos índices de contaminação, expondo o produtor que manipula os produtos e também o consumidor final a riscos de contaminação por bactérias multirresistentes a antibióticos. A literatura ainda é vaga, e não se tem testes quanto aos efeitos desses produtos em plantas, solos e frutos, pela periculosidade de exposição.

Referências

BRASIL. Decreto nº 4954, de 14 de janeiro de 2004. Brasília, DF, 14 jan. 2004.

BRASIL. Instrução Normativa nº 13, de 24 de março de 2011. Brasília, DF, 24 mar. 2011

LANA, U. G. P. et al. Avaliação da qualidade de biopesticidas à base de Bacillus thuringiensis produzidos em sistema "on farm ". Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.

LANA, U. G. P. et al. Avaliação da qualidade de inoculates à base de Bacillus para promoção de crescimento de plantas produzidos em sistema on farm. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2022.

SANTOS, A.; DINNAS, S.; FEITOZA, A. Qualidade microbiológica de bioprodutos comerciais multiplicados on farm no Vale do São Francisco: dados preliminares. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 34, p. 01-15, 30 dez. 2020.

VALICENTE, F. H. et al. Riscos à produção de biopesticida à base de Bacillus thuringiensis. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-16