Desenvolvimento e seleção de cerejeiras ornamentais asiáticas na Serra Catarinense
Palabras clave:
Prunus spp. Plantas ornamentais. Clima temperado.Resumen
Muitas espécies de cerejeiras ornamentais de origem asiáticas foram introduzidas em várias partes do mundo e hoje embelezam parques e jardins torando-se uma atração turística após o inverno. Espécies de cerejeiras ornamentais também foram introduzidas no Brasil e algumas delas na Serra Catarinense, e algumas delas apresentam ótima adaptação as condições meteorológicas locais. Em São Joaquim-SC, a partir das espécies introduzidas que se adaptaram ao clima temperado de altitude se iniciou um trabalho de melhoramento genético visando obter novas cerejeiras ornamentais e ampliar o período de florada na Serra Catarinense. Desta forma, a partir de 2002 foi iniciado trabalho de coleta de sementes, semeadura e cultivo das plantas obtidas visando obter variabilidade genética para seleção de novas cerejeiras ornamentais. As novas cerejeiras selecionadas vão somar as já existentes, visando ampliar o período de florada atualmente restrito a dois períodos no ano, um no mês de setembro e outro no mês de outubro. Entre os anos de 2005 e 2020 foram pré-selecionadas 60 novas plantas matrizes de cerejeiras ornamentais com base na precocidade de florescimento, intensidade e duração, bem como pela coloração e tonalidade das flores. Com o cultivo das novas cerejeiras será possível aumentar o período de florada por três meses, desde o final de julho até o final de outubro.
Citas
COOMBES, A. J. Arboles: manuales de ientificación. Barcelona: Omega, 1992, 320p.
GILMAN, E.F.; WATSON. D.G. Prunus serrulata “Kwanzan”: Kwanzan cherry. University of Florida, 2006, 3p. Disponível em: http://hort.ufl.edu/database/documents/pdf/tree_fact_sheets/pruserb.pdf. Acesso em 25/11/2017.
GUIDE TO VANCOUVER ORNAMENTAL CHERRY TREES: Japanese flowering cherry Rosaceae Prunus, 2011. Disponível em: http://www.shuttermoments.ca/articles/sakura/cherryguide.htm. Acesso em 25/10/2017.
KUITERT, W.; PETERSE, A. Japanese flowering cherries. Portland: Timber Press, 1999. 395p.
SANTOS, I.R. Levantamento quali-quantitativo da espécie arbórea cerejeira (Prunus campanulata) no bosque das cerejeiras de Garça/SP. Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal, v.4, n.8, 2006.
FISCHER, M.R. Árboles de jardín: manual de identificación. Barcelona: BLUME, 1996. 200p.
GILMAN, E.; WATSON, D.G. Prunus x yedoensis – Yoshiro cherry. Florida Cooperative Extension Service (Fact Service ST-523), 1994, 4p. Disponível em http://hort.ufl.edu/database/documents/pdf/tree_fact_sheets/pruyeda.pdf. Acesso em 24/10/2017.