Modelos volumétricos para cultura de Pinus taeda na cidade de Lages
Palabras clave:
Modelos, Volumétricos, Cubagem, Critérios de SeleçãoResumen
No presente trabalho objetivou-se ajustar três modelos volumétricos para a espécie de Pinus taeda na cidade de Lages (SC), embora na literatura existam recomendações de diferentes modelos para a estimativa volumétrica em povoamentos de Pinus sp., há importância de testar modelos e prescrever equações, visto que cada povoamento apresenta diferentes características dendrométricas. Em uma unidade amostral foi realizado a coleta de diâmetro a 1,3m (DAP), e altura total (h) para 29 árvores com espaçamento de 2 x 2,5m, e idade de 14 anos, já sendo efetuado dois desbastes. Em seguida as árvores foram cubadas pelo método cubagem rigorosa de Smalian para a totalidade das respectivas árvores. Foram calculados os coeficientes de regressão bem como os critérios de seleção. Resultando em o SCHUMACHER-HAL ter sido o melhor modelo avaliado, com R²ajus (%) 97,53 e Syx (%) de 8,56 e melhor análise gráfica de dispersão dos resíduos.
Citas
DOS SANTOS, R. M. M. et al. Modelos de volume e afilamento para florestas de Pinus taeda L. BIOFIX Scientific Journal, v. 4, n. 1, p. 35-42, 2019.
ACR-ASSOCIACAO CATARINENSE DE EMPRESAS FLORESTAIS. Anuário estatístico de base florestal para o estado de Santa Catarina 2019. 2019.
JUNTA DO SERVIÇO MILITAR DE LAGES. Condições climáticas e solos. Disponível em: <http://juntadoservicomilitardelages.webnode.com.br/lages-sc/>. Acesso em: 06/ Nov. 2022.
NICOLETTI, M. F. et al. Equações hipsométricas, volumétricas e funções de afilamento para Pinus spp. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 19, n. 4, p. 474-482, 2020.
SILVESTRE, R. et al. Equações volumétricas em povoamentos de Pinus taeda L. no município de Lages-SC. Nativa, v. 2, n. 1, p. 1-5, 2014.